O que sabemos sobre o “Fungo Negro”?

Atualizado: Jul 7

A mucormicose é uma infecção fúngica rara, popularmente conhecida como “fungo negro”. É causada pela inalação ou consumo de esporos do fungo, pertencentes a ordem mucorales, na qual, pode ser encontrada no ar, plantas, solos e vegetações.

Mesmo sendo rara e não contagiosa, a mucormicose apresenta alta taxa de mortalidade entre os indivíduos infectados. Dentre os sinais e sintomas da infecção, o fato de comprometer os vasos sanguíneos, interrompendo o fluxo do sangue, proporcionando necrose em tecidos e órgãos, favorece a formação de cor escura na pele; característica marcante para o então nome popular: “fungo negro”.


Nos últimos tempos, tornou-se uma infecção fúngica oportunista de destaque devido sua manifestação clínica em indivíduos imunologicamente comprometidos – especialmente, naqueles que foram diagnosticados com o COVID-19, uma vez que, a diminuição imunológica, o comprometimento das vias aéreas e pulmões em indivíduos com COVID-19, são portas favoráveis para o desenvolvimento do fungo negro. O diagnóstico da infecção é realizado através de exames laboratoriais, como cultura microbiana e por exames de imagem com a utilização da tomografia computadorizada. No entanto, o tratamento pode ser realizado com a utilização de medicamentos antifúngicos, segundo orientação do médico infectologista e/ou clínico geral.


Contudo, para diminuir as chances de contrair a infecção pelo fungo negro, faz-se necessário manter os cuidados pertinentes ao sistema imunológico, o qual pode ser realizado através de análises clínico-laboratoriais.


Autores: ¹Gleicielly Santos, ²Matheus Amora e ³Wesley Naves.

¹ ²Alunos do curso técnico em análises clínicas do Colégio Vitória, ³ Docente, biomédico, mestrado em ciências ambientais e saúde.


REFERENCIAS:

https://www.tuasaude.com/mucormicose/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/fungos/mucormicose

https://www.bbc.com/portuguese/geral-57252889

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/05/31/mucormicose-entenda-em-9-pontos-a-infeccao-causada-por-fungos-e-sua-relacao-com-a-covid-19.ghtml

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/05/31/O-que-%C3%A9-a-mucormicose-doen%C3%A7a-agravada-na-%C3%8Dndia-na-pandemia

https://www.amjmed.com/article/0002-9343(60)90138-8/fulltext

https://www.longdom.org/peer-reviewed-journals/mucormycosis-infection-research-articles-7190.html

https://www.bbc.com/news/world-asia-india-57027829

Mucormicose | dos Sintomas ao Diagnóstico e Tratamento | MedicinaNET

Mucormicose - Infecções - Manual MSD Versão Saúde para a Família (msdmanuals.com)




196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo