Instrumentação Cirúrgica

O curso de especialização técnica em Instrumentação capacita o profissional para atuar, na maioria das vezes, no centro cirúrgico e em pequenas cirurgias nos setores de pronto socorro e ambulatório.O instrumentador é indispensável durante o ato cirúrgico. Auxilia na preparação do local de realização de procedimentos cirúrgicos, organiza e facilita o acesso da equipe ao longo do procedimento. Deve ser capaz de articulação da organização, complexidade, estrutura e funcionamento do Centro Cirúrgico, central de materiais e esterilização e Recuperação anestésica.
Para atender as demandas do processo produtivo, o Especialista em Instrumentação Cirúrgica

Área de atuação

  • Centro cirúrgico

  • Centro obstétrico.

  • Sala de recuperação anestésica.

  • Central de material e esterilização de hospitais.

  • Clínicas.

  • Estabelecimentos de assistência médica

  • Empresas fornecedoras de instrumentais consignados.

  • Emergências e eletivos em equipes multiprofissionais.

Perfil Profissional para conclusão

O Instrumentador Cirúrgico deve ser capaz de prever, solicitar, registrar e avaliar os materiais e equipamentos necessários à realização do ato cirúrgico, garantindo a segurança do procedimento cirúrgico e controle administrativo. Instrumentar cirurgias, inclusive aquelas que utilizam tecnologias diferenciadas, aplicando as normas de biossegurança, de forma a garantir que os instrumentais e materiais disponíveis estejam de acordo com a especialidade e o porte cirúrgico. Fornecer os instrumentais solicitados pelo cirurgião ou seu auxiliar, durante o ato cirúrgico, conforme técnica cirúrgica e asséptica. Identificar as situações-problema que exijam a capacidade de raciocínio e pensamento crítico e comprometimento com o conhecimento técnico e científico, garantindo a resolução do problema. Atuar dentro dos limites de sua competência profissional, respeitando os limites e interfaces do contexto multiprofissional em conformidade com a legislação profissional vigente.Conferir os materiais e equipamentos necessários ao ato cirúrgico. Paramentar-se, com técnica asséptica, antes do início da cirurgia. Conhecer os instrumentos cirúrgicos por seus nomes e dispô-los sobre a mesa, de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Preparar agulhas e fios de sutura adequadamente. Auxiliar o cirurgião e seus assistentes durante a paramentação cirúrgica e na colocação dos campos estéreis. Prever e solicitar material complementar ao circulante de sala. Ser o responsável pela assepsia, limpeza e acomodação dos instrumentais durante todo o ato cirúrgico. Entregar os instrumentais ao cirurgião e assistentes com habilidade e presteza. Desprezar adequadamente o material contaminado e perfurocortantes. Auxiliar no curativo e no encaminhamento do paciente à devida unidade, quando solicitado. Conferir o material após o uso. Ajudar na retirada do material da Sala Operatória e no encaminhamento a Central de Material e Esterilização.Presta assistência ao paciente em Centro Cirúrgico, considerando a Política

Nacional de Humanização (PNH) e orientando o usuário sobre o procedimento cirúrgico.
Realiza a paramentação cirúrgica individual e da equipe cirúrgica, de acordo com normas de biossegurança.Prepara a mesa de instrumentação cirúrgica, de acordo com o procedimento a ser realizado e protocolo da instituição de saúde.

Duração do Curso – Carga Horária
300 horas, sendo 300 teóricas e 60 de estágio.

O tempo previsto para cursos durante a semana são de 6 meses ministrados 3 vezes na semana e cursos aos sábados, sendo todos os sábados. Entretanto pode terminar antes ou depois mediante calendário educacional e civil.

Para realizar a matricula você deve:

Ter concluído o Curso de Técnico em Enfermagem

Apresentar:

Cédula de Identidade (fotocópia e original para conferência)
CPF(fotocópia e original para conferência)
Registro Civil : Certidão de nascimento ou casamento (fotocópia e original para conferência)
Comprovante de endereço (fotocópia e original para conferência)
Comprovante do Curso Técnico em Enfermagem (fotocópia e original para conferência).